segunda-feira, 27 de outubro de 2014

I Seminário da Rede Socioassistencial


Na ultima quarta-feira 22 de outubro, aconteceu o I Seminário do Sistema de Garantida dos Direitos da Criança e do Adolescente (SGDCA) de Uberaba e o IV Simpósio da Rede de Proteção da Criança e do Adolescente da UFTM. O evento contou com a participação de aproximadamente 200 pessoas de diferentes setores, como, instituições do terceiro setor, órgãos públicos, conselho tutelar, conselho de políticas públicas, instituições de ensino superior, entre outras.

O evento iniciou com a apresentação cultural dos adolescentes do projeto “Fica Vivo“ em seguida foi realizada a abertura oficial e logo após a palestra magna ministrada pelo Promotor Público no Paraná, Murillo J. Digiácomo, que abordou os desafios encontrados na atuação em rede, os fundamentos e estratégias para alcançar os objetivos com a proteção integral.
Na sequencia Lilia Coelho, apresentou aos gestores, coordenadores e presidentes de instituições/órgãos o projeto de capacitação dos atores sociais que atuam diretamente no SGDCA.

Logo após, foi montada mesa redonda com Dr. André Tuma Delbim Ferreira (Promotoria da Infância e Juventude) Paulo Vidal (Frente de defesa da Criança e do Adolescentes de Minas Gerais), Dr. Murillo Digiácomo e Ailton de Souza Aragão, professor na UFTM. Nesse momento o público participou ativamente, interagindo com os integrantes da mesa, levantando questões referentes aos desafios que enfrentam no trabalho que desenvolvem na rede.

No período da tarde, os trabalhos foram retomados com a palestra “Território e violência contra criança e adolescente: o lugar das políticas públicas” ministrada por Wanderlei Abadio de Oliveira (Psicólogo/Doutorando em Saúde Pública). Na sequencia, houve sessão de comunicações coordenadas. Nas áreas temáticas: Promoção de saúde: experiências multidisciplinares, a formação do profissional no acolhimento de demandas do SGD, a proteção social básica e a cidadania dos adolescentes. Foram apresentados quatro trabalhos e/ou relatos de experiências por profissionais que atuam na rede e estudantes acadêmicos.

O encerramento do evento contou com a palestra da Dra. Miralda Dias Dourado de Lavor, Promotora de Justiça, responsável pela Promotoria da Família, que apresentou aos participantes do evento a Oficina de Parentalidade, que vem desenvolvendo na cidade de Uberaba, reforçando a importância de discutir com a família questões vivenciadas em situações dos pais e que são tão prejudiciais aos filhos.
Às 16h30 foi realizada sessão de encerramento pela comissão organizadora do evento.
O seminário foi realizado pela Comissão de Fluxo da Roda de Conversa e a UFTM, em parceira com o COMDICAU e CMAS, Secretaria de Desenvolvimento Social do município.

Da esquerda pra direita, Paulo Roberto de Souza, Dr. Murillo José, Professor Ailton Aragão e Dr. André Tuma.











0 comentários:

Postar um comentário