quarta-feira, 1 de abril de 2015

O Instituto abre inscrição para cursos de atualização em dez modalidades


Desde 2014 a equipe do Instituto Agronelli tem investido na sua autocapacitação com o objetivo de aprimorar de forma continuada suas competências e habilidades em diferentes áreas de atuação. Isso se deve às novas frentes de trabalho que o IADES está abrindo e, nessa perspectiva, lança nove cursos de atualização para profissionais de Uberaba e região.

Os temas são diversificados, e cada curso terá carga horária total de 20h/aulas. As turmas deverão ter no mínimo 20 cursistas e no máximo 30.  O investimento por curso é de R$ 250,00 (duzentos e cinquenta reais) e podem ser parcelados em duas vezes, sendo uma entrada no ato da inscrição, e um cheque para 30 dias ou boleto bancário com acréscimo de R$3,00 para emissão de cada boleto.

Curso: Elaboração de projetos: da teoria a prática
Ministrante: Lília Cristina Coelho – Especialista em Programas e Projetos Sociais; Especialista em Educação Inclusiva.  Graduada em Tecnologia em Desenvolvimento Social. Possui curso em Avaliação Econômica de Projetos Sociais, pela Fundação Itaú Social. Curso “Avaliação e desenvolvimento institucional - Fundamentos” e “Aprofundamentos”, Instituto Fonte para o Desenvolvimento Social. Curso de Captação de Recursos e Elaboração de Projetos, pela Escola Aberta do Terceiro Setor. Atua, desde 2005, com instituições do Terceiro Setor na elaboração e execução de projetos sociais, identificação de potenciais financiadores de projetos, captação de recursos, acompanhamento e prestação de contas, estabelecimento de parcerias e convênios com instituições públicas, privadas e terceiro setor, organização/coordenação de eventos, cursos, seminários, mobilizações em comunidades, entre outros.

Cursos: Comunicação como meio de articulação de recursos
               Voluntariado empresarial
Ministrante: Mariangela Terra Branco Camargos – Atuante há 25 anos na área do terceiro setor. Especialista em Elaboração e Gestão de Projetos Internacionais: ênfase no Terceiro Setor; e em Direito Tributário. Graduada em Comunicação Social – Habilitação Jornalismo. Cursou Aperfeiçoamento em Investimento Social Privado: Escola de Publicidade e Propaganda-ESPM. Princípios e Práticas de Responsabilidade Social nas Empresas e Direito do Terceiro Setor na Fundação Getúlio Vargas. Participa do Grupo de Referência em Responsabilidade Social Empresarial, pela FIEMG. Graduanda em Direito. Atualmente é Coordenadora da Frente de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente do Triângulo Mineiro. Presidente da CRESCER Central de Creches Comunitárias de Uberaba. Coordenadora do Instituto Agronelli de Desenvolvimento Social – IADES.

Curso: Princípios do Desenvolvimento Sustentável para a prática da Responsabilidade Social
Ministrante: Marizélia Gomes Costa – Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas, Graduada em Tecnologia em Desenvolvimento Social. Possui Curso em Formação de Parcerias; Captação de parcerias; Desenvolvimento Integral, pela Fundação Itaú Social. Curso de Avaliação e desenvolvimento institucional – Fundamentos; Avaliação e desenvolvimento institucional – Aprofundado; pelo Instituto Fonte. Participa do Grupo de Referência em Responsabilidade Social Empresarial, pela FIEMG. Curso de Gestão Organizacional, pela Escola Aberta do 3º Setor. Atua desde 2009 com instituições de atendimento a criança e adolescentes, escolas públicas e empresas, na elaboração e execução de projetos socioambientais, organização e coordenação de eventos, mobilizações empresariais, mobilizações em comunidades, entre outros.

Cursos: Excel – módulo básico
              Excel – módulo avançado
              MS Project
Ministrante: Celio dos Reis Costa – Graduado em Técnico de Eletrônica, Graduando em Engenharia Elétrica, pela Uniube. Possui curso do pacote Microsoft Office. Atua desde 2000 na área de Planejamento e Controle de Manutenção em empresa privada. Experiência de 15 anos em formatação de planilhas Excel e Ms Project 2003/2010.

Cursos: A leitura literária: identificando soluções e metodologias de trabalho com a literatura
       Os Direitos humanos e a educação: uma construção para a dignidade
Ministrante: Danúzia Fernandes Brandão: Especialista em Crítica Literária. Graduada em Letras. Possui curso em "Educação em Direitos Humanos", Universidade Federal do Triângulo Mineiro; “Avaliação e desenvolvimento institucional - Fundamentos”; Curso de Agente do Terceiro Setor, pela Escola Aberta do Terceiro Setor; Curso "Escola no Combate ao Trabalho Infantil" pela Rede Promenino; diversos cursos na área Organizacional; Curso de Auxiliar de Biblioteca, IFTM; “Avaliação e desenvolvimento institucional - Fundamentos”, Instituto Fonte para o Desenvolvimento Social; entre outros vários. Atua, desde 2008, na área da educação e desde 2010, com projetos de leitura e literatura, elaborando e executando  projetos, monitorando e formando protagonistas, além do conhecimento em Lei de Incentivos Fiscais e prestação de contas, estabelecimento de parcerias. Ainda atua na organização/coordenação de eventos, cursos, seminários, palestras e mobilizações em comunidades, edição e formatação de livros, entre outros.

Curso: Formação em Metodologia Role Playing: Aplicando RPG na sala de aula
Descrição: Curso introdutório em metodologia role playing, pautada na reestruturação de conteúdos curriculares formais por meio de RPGs (Jogos de Representação de Papeis) ajustado para salas, atuando na qualidade da relação professor alunos, quanto à disciplina, participação, percepção e reflexão.
Ministrante: Rafael Correa Rocha: Pedagogo, mestre em educação, especialista em ludocriatividade e pesquisador de RPG.

As inscrições podem ser feitas na sede do Instituto Agronelli, situado à Av. Dep. José Marcus Cherém, 864  - Vila São Cristóvão de segunda a sexta, das 09h às 16h. Informações: 3313-0770
A previsão de início dos cursos é para o mês de maio, após a formação de turmas com no mínimo 20 pessoas, cada curso.


Se tiver sugestões de outros temas para serem trabalhados, encaminhe para o Instituto Agronelli. E-mail: lilia@institutoagronelli.org.br

0 comentários:

Postar um comentário