sexta-feira, 10 de julho de 2015

Instituto Agronelli recebe Medalha Chico Xavier


No ano do seu 15º aniversário o Instituto Agronelli de Desenvolvimento Social (Iades), recebe da Câmara Municipal a Medalha Chico Xavier. A solenidade presidida pelo presidente da CMU, Luiz Dutra, aconteceu no dia 09 de julho de 2015, no anfiteatro da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba (Aciu).


 O presidente do IADES Alexandre Cunha Barbosa recebeu a homenagem das mãos do vereador Afrânio Lara Resende.

A Medalha Chico Xavier, instituída pela Resolução Nº 2.313/06 homenageia pessoas e entidades que, por altruísmo, dedicam-se ao serviço filantrópico. Cada um dos 14 vereadores indicou um homenageado, sendo eles: Instituto Agronelli de Desenvolvimento Social (Afrânio Lara Resende); Wagner Luiz Bernardes dos Santos (Cléber Humberto de Souza Ramos); Alaor Borges Júnior (Denise Max); Luís Fernando da Costa (Kaká Se Liga); Marta de Oliveira (Edmilson de Paula); Cezar Carneiro de Souza (Elmar Goulart); Grupo Espírita de Cáritas (Franco Cartafina); Paulo César Martins (Ismar Vicente dos Santos, o Marão), Jonas da Paixão Kappel (João Gilberto Ripposati); Adalberto Pagliaro Júnior (presidente Luiz Humberto Dutra); Antonio Cesar Barboza (Marcelo Machado Borges); Luiz Marcelo Conceição (Paulo César Soares); José Elias de Rezende (Samir Cecílio), e Oraci Borges da Silva (Samuel Pereira).

O Instituto Agronelli de Desenvolvimento Social – IADES é uma associação de utilidade pública, sem fins econômicos, constituída legalmente no ano 2000 pela iniciativa do cidadão Marco Túlio Paolinelli. O IADES surgiu com o objetivo de ser uma instituição ativa no exercício da responsabilidade social participando das políticas públicas no município de Uberaba e região.

Os programas e projetos do Instituto estão alinhados com as políticas públicas e as legislações brasileiras como o Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA, a Lei de Diretrizes Básicas da Educação – LDB, a Lei Orgânica de Assistência Social – LOAS e a Declaração dos Direitos Humanos.

As ações são desenvolvidas em parceria com instituições públicas, privadas e do terceiro setor e, desde a constituição do IADES, várias transformações ocorreram, em grande parte, devido à adesão de novos associados, voluntários e colaboradores que somando seus saberes, sonhos e experiências, contribuíram para o aprimoramento das ações desenvolvidas pela instituição. Entre elas estão quatro tecnologias sociais disponíveis para serem reaplicadas na comunidade. São os projetos: Criança Recicla Vida, Cultura e História do Meu Bairro, Biblioteca Itinerante Alternativa e Aprender a Transformar. O Instituto mantém ainda projetos de pesquisa na área ambiental, além de programação de cursos, palestras e seminários. Atua diretamente em conselhos e pratica a mobilização social. Incentiva ainda, o voluntariado e abre oportunidade para estágio em diversas áreas nos projetos e ações que desenvolve.

Coroando os seus 15 anos de fundação o IADES lança nova frente de trabalho em assessoria e consultoria, visando o apoio à profissionalização dos atores e das instituições das áreas sociais, ambientais e afins para uma atuação ativa, cidadã e responsável na construção de uma sociedade mais justa e solidária.

0 comentários:

Postar um comentário